Cintos auxiliares: tudo o que precisa de saber
Possuir um carro não significa que se tenha de ser um especialista em termos dos seus componentes e funcionamento. Contudo, é sempre aconselhável tentar aprender um pouco sobre eles, especialmente para saber como evitar avarias ou encontrar soluções para certos problemas. Entre os componentes fundamentais de um automóvel estão as correias auxiliares.
18/10/2021
Partilhar nas redes sociais
Possuir um carro não significa que se tenha de ser um especialista em termos dos seus componentes e funcionamento. Contudo, é sempre aconselhável tentar aprender um pouco sobre eles, especialmente para saber como evitar avarias ou encontrar soluções para certos problemas. Entre os componentes fundamentais de um automóvel estão as correias auxiliares.
As correias auxiliares são feitas de fibra ou borracha, sendo extremamente flexíveis para desempenharem a sua função. Poderíamos dizer que são vitais para o funcionamento de um carro. Neste sentido, não é suficiente para o motor arrancar. Os cintos precisam de estar em boas condições para assegurar outras funções.
Aqui explicamos tudo o que precisa de saber sobre correias auxiliares, suas funções, do que são feitas, quando e porquê mudá-las.
Para que servem os cintos auxiliares?
Os cintos auxiliares podem desempenhar uma variedade de funções, algumas vitais e outras não tão vitais. Por exemplo, entre as funções mais importantes está a de transmitir o movimento da polia da cambota para outros componentes do carro. Da mesma forma, a bomba de direcção assistida, a água e o alternador dependem deles.
Pode também servir para operar o ar condicionado, mas é claro que não diremos que é uma função vital do carro. Evidentemente, é necessário prestar especial atenção ao estado destas correias auxiliares se o objectivo for manter o carro em bom estado.
Porquê mudá-los?
Mesmo que uma destas correias auxiliares se parta, não é um risco iminente de acidente no carro, mas é um erro que pode levar ao sobreaquecimento do motor ou ao sobreaquecimento da bateria.
Não é aconselhável subestimar um problema num carro e, como complementos fundamentais do funcionamento do carro, as correias auxiliares não são menos importantes. Portanto, a manutenção e substituição adequadas prolongarão a vida útil de qualquer veículo.
Quando mudar as correias auxiliares?
Existem certos indicadores para saber quando alterá-los. Como sempre, é aconselhável estar atento a qualquer mudança no funcionamento do carro: um ruído diferente ou uma luz de segurança no painel de instrumentos do carro.
Por exemplo, se notar que o motor do seu carro pára e arranca novamente, ou se as luzes se apagam. Estas podem ser razões para pensar que um dos cintos auxiliares tem um problema. Outros sinais podem incluir o indicador de bateria ligado, a paragem do ar condicionado a funcionar, ou um ruído invulgar vindo do motor do carro.
Qualquer um destes sinais pode dizer-lhe que os seus cintos auxiliares precisam de ser verificados e deve telefonar para uma das nossas oficinas de confiança. No entanto, se nenhuma destas coisas estiver a acontecer ao seu carro, deve também considerar a quilometragem que cobriu. Isto dependerá de cada modelo, mas geralmente irá variar entre 40.000 e 60.000 quilómetros.
Cintos auxiliares, possíveis danos e prevenção
Com a utilização e a passagem do tempo, as correias auxiliares podem desgastar-se ou partir-se. É por isso que precisa de verificar o seu estado. Uma maneira de o fazer é usar uma luz para os localizar e verificar se não estão desgastados ou corroídos.
Leve o seu tempo e evite que o seu carro tenha problemas mais tarde, devido à falta de manutenção. A prevenção e a manutenção adequada são as melhores opções para evitar erros de carro desagradáveis e grandes danos.
Tenha em mente que um cinto auxiliar não se parte normalmente sem primeiro mostrar sinais do seu mau estado. Por isso, tenha em mente os indicadores acima mencionados e mande-os servidos e substituídos em tempo útil. Na Nexusauto pode encontrar a garagem mais próxima da sua localização. Visite o nosso website para o encontrar, ou contacte-nos se tiver alguma dúvida.
Voltar para a lista