Quanto pode custar mudar a embraiagem do carro?
No artigo de hoje, contamos-lhe quanto custa mudar a embraiagem de um carro. Há diferentes factores que influenciam, tais como: materiais, marcas, valores de mão-de-obra, o local de reparação, etc.
06/01/2020
Partilhar nas redes sociais
Quando chega a altura de trocar de embraiagem, fazê-lo numa oficina de confiança ou numa oficina que desconhece pode ser uma decisão importante. Ao fazê-lo com um mecânico que conhece sabe, à partida, que as peças utilizadas são de primeira qualidade, ao invés de fazê-lo com alguém que até pode colocar as peças sem mais nem menos, sem verificar outros possíveis danos ou condições dos restantes elementos.
O custo de trocar a embraiagem do carro
Factores que influenciam o preço
O factor mais influente quando chega a altura de substituir a embraiagem do carro, é se temos que substituir o volante do motor ou o volante bimassa.
Normalmente, a embraiagem é danificada por desgaste ou rodagem excessiva de quilómetros, e que, juntamente com a substituição, é feita também a alteração no volante da própria embraiagem.
O mais comum é que veículos com reparações deste tipo tenham um volante de motor, porém, é cada vez mais frequente verificar modelos recentes com volante bimassa, que reduz significativamente as vibrações e a suavidade do funcionamento da embraiagem, em troca de custos maiores claro.
De quanto em quanto tempo devemos trocar a embraiagem?
Não se trata de mudar a embraiagem de X em X quilómetros, mas mais o tipo de uso que damos ao veículo e os hábitos que temos de condução.
No entanto, regra geral, a embraiagem deve ser trocada ao atingir os 150.000 km. Será fácil sentir a necessidade de substituição ao reparar em algum dos seguintes indícios:
- Desregulação do motor sem aumentar a velocidade
- O pedal de embraiagem endureceu ou a distância do pedal ficou mais curta que o habitual
- Cheiro a queimado
Se detectar algum destes indícios, pedimos-lhe que se dirija a uma Oficina Nexus o mais depressa possível.
Qual a cidade indicada para trocar de embraiagem?
O factor localização é importante já que o preço da troca de embraiagem pode variar. De acordo com os dados oferecidos pelo Instituto Rodoviário, a resposta à pergunta sobre o preço da troca de embraiagem pode ir desde os 600 (se for o kit convencional) a 1200 euros (se for o bimassa), independentemente da área onde esta é feita.
Vamos dar-lhe um exemplo: fazer esta troca numa oficina no Porto, com volante, o preço médio mais barato pode andar à volta dos 829 euros. A troca de embraiagem numa oficina em Braga terá um preço semelhante a rondar os 870 euros, sendo que, numa cidade como Guimarães seria mais barato, em torno de 770 euros.
As cidades que podem praticar preços mais em conta em relação à troca de embraiagem sem volante são as oficinas mecânicas localizadas no Interior do país como Covilhã, Guarda, onde esta mudança pode andar numa média de 394 euros, seguidas pelas trocas de kit de embraiagem em Viseu, Santarém, (471 euros) e finalmente as oficinas mecânicas onde eles trocam a embraiagem em Coimbra (479).
Voltar para a lista