Peças-chave do sistema de embraiagem
Neste artigo iremos contar-lhe os componentes essenciais do sistema de embraiagem: um mecanismo indispensável para o bom desempenho do seu veículo.
16/02/2020
Partilhar nas redes sociais
O pedal, que nos permite mudar a marcha do veículo faz parte de um sistema que separa e une a rotação do motor à transmissão, de forma a soltar o movimento de direcção às rodas.
Peças-chave do sistema de embraiagem:
Disco: localizado na chave de seta, é um elemento-chave uma vez que é a peça responsável por assegurar a vida útil do sistema, suavizando a engrenagem e atenuando possíveis vibrações.
Embraiagem: Quando desengatada, a placa de embraiagem liberta pressão sobre o disco e permite a mudança de velocidade. Encontra-se instalada na parte superior do volante.
Volante do motor: Apresenta múltiplas funções vitais para a condução e, dentro do sistema de embraiagem, funciona como um gatilho de calor. Quando o carro está engatado, este é comprimido pelo disco usando uma placa de pressão.
Placa de pressão: É um disco de aço sob a forma de uma coroa circular, e está ligado entre o mecanismo de caixa e o disco.
Colar: Localizado dentro do garfo, este desliza num tubo-guia ligado à transmissão. Esse tubo deve estar paralelo à chave de seta e permitir um deslize suave para que a embraiagem funcione correctamente.
Carcaça: protege todo o sistema e alberga os diferentes diafragmas que tornam possível a pressão do disco de embraiagem contra o volante.
Como pode reparar, a embraiagem é um sistema preparado para suportar pressões elevadas, por isso, é vital mantê-la sempre em perfeitas condições e substituí-la em caso de desgaste.
Voltar para a lista