Sabe como mudar a roda do carro?
Existem tarefas diárias na utilização do nosso veículo que podem levantar dúvidas lógicas, tais como a mudança da roda do nosso carro.
25/05/2021
Partilhar nas redes sociais
Há alturas em que, perante um furo inesperado ou qualquer outra circunstância, não temos outra escolha senão mudar as rodas nós próprios... como o fazemos?
Como mudar a roda do carro: elementos necessários?
A primeira coisa a considerar é se temos os meios e ferramentas para o mudar, porque se não, temos de chamar um reboque ou um seguro para nos atender, nunca entrando no trânsito sem a segurança de que o fazemos com pneus em perfeitas condições de rodagem. E de que é que precisamos?
Dois triângulos de emergência
Colete reflector
Jack
Chave de canalização
Pneu sobressalente ou kit de reparação de perfurações
Como mudar a roda do carro passo a passo?
Quando tivermos todos os materiais prontos e tivermos marcado correctamente a nossa posição, podemos remover primeiro a roda defeituosa, e depois colocar a roda sobresselente ou a roda reparada. Para o fazer, devemos proceder da seguinte forma:
Desaperte os parafusos das rodas: antes de levantar o veículo, devemos primeiro desapertar as porcas com a chave de caixa, uma vez que é perigoso para a estabilidade do carro manipulá-lo uma vez levantado.
Levantar o carro: uma vez desapertados ou retirados os parafusos, podemos levantar o carro com a ajuda do macaco hidráulico. Não precisamos de mais do que uma distância de 15 centímetros para manobrar confortavelmente, e temos de assegurar que o macaco é colocado numa área plana.
Retirar a roda: uma vez levantado o carro, retirar a roda e substituí-la pelo sobressalente ou proceder à sua reparação com o kit anti-perfuração.
Apertar os parafusos de forma cruzada: uma vez que a roda esteja no lugar, é muito importante que a apertemos não apenas de uma forma qualquer, mas começando com um parafuso e depois com o parafuso na direcção oposta e assim sucessivamente até que as cinco porcas tenham sido apertadas.
O que fazer após a substituição ou reparação do pneu danificado?
Depois de ter seguido estes quatro passos, estará pronto para voltar à estrada. É muito importante que, depois disso, vamos à oficina para que o nosso mecânico profissional possa determinar não só se a operação foi realizada correctamente, mas também para inspeccionar a roda, pois pode estar desgastada e deve ser substituída para oferecer a mesma firmeza e aderência.
Outra razão é que por vezes a roda sobresselente é uma roda chamada "cortadora de biscoitos", mais pequena e mais fina, e com a única finalidade de servir como sobresselente, não se pode conduzir mais de 80 quilómetros com eles.
Voltar para a lista